Conheça porque as empresas devem investir em uma assessoria jurídica permanente

assessoria-jurísica-para-empresas

Ter um departamento específico para cada necessidade dentro da empresa pode gerar custos altíssimos para o empresário. Nesta hora surge a terceirização da assessoria jurídica para pequenas e médias empresas, que visa oferecer serviço personalizado em diversas áreas do direito e auxiliar o empreendimento no planejamento estratégico e na prevenção generalizada de riscos.

Saiba mais sobre a contratação deste serviço com a leitura do artigo abaixo.

 

O planejamento

É cultural o pensamento de que o gasto com a prevenção de um possível problema pode vir a ser mais oneroso que o custo para resolvê-lo. Isso quer dizer que muitos pequenos e médios empresários, principalmente os que estão iniciando seus negócios, muitas vezes não consideram a possibilidade de contratar o serviço de assessoria jurídica para pequenas empresas, mesmo sabendo do risco que essa negligência pode causar.

Entretanto, os conhecimentos do advogado poderão direcionar o empresário na contratação de funcionários, na assinatura de um contrato, na prestação orientada de serviços e demais outras transações inerentes à atividade empresarial que podem futuramente resultar em ações judiciais quando um mero detalhe passa despercebido. E depois do processo aberto, os honorários advocatícios e as custas processuais certamente pesarão de forma muito mais significativa nos cofres da empresa.

A empresa que se inicia no mercado e que deseja conquistar confiança e gerar credibilidade deve ser pautada em planejamento. O empresário não pode se aventurar num empreendimento sem antes medir todas as possibilidades de despesa e lucro, além de ter em mãos alternativas para enfrentar todas as adversidades que por ventura surjam.

Desta forma, revela-se de grande importância o investimento em planejamento por meio de assessoria jurídica para pequenas e médias empresas, pois somente desta forma é possível prevenir os impactos que um litígio
 

A importância da assessoria jurídica para pequenas e médias empresas

A legislação brasileira sofre constantes mutações e, por isso, a assessoria jurídica é um serviço cada vez mais necessário em pequenas e médias empresas que acreditam no próprio potencial de crescimento e buscam constantemente pela melhoria de sua atuação no mercado. O atendimento personalizado dos diversos ramos do direito garante à empresa na antecipação dos riscos e no planejamento como um todo.

Veja, abaixo, alguns exemplos de benefícios da assessoria jurídica para pequenas e médias empresas:
 
   Uma empresa que atua, por exemplo, na fabricação de móveis com madeiras de lei saberá exatamente como proceder dentro das especificações legais determinadas, e evitará cometer crime ambiental, pagar multa ou até mesmo ser impedida de funcionar.

   A assinatura de contratos deve ser feita somente após a leitura e análise minuciosa de todas as cláusulas. Isto previne surpresas desagradáveis e deixa o contratante a par de todos os aspectos definidos naquele documento.

   As leis trabalhistas possuem detalhes que definitivamente não podem passar despercebidos. A orientação legal auxilia o empresário na contratação e na dispensa de funcionários, de forma que nenhuma verba seja esquecida e que o empresário não tenha que arcar com ela novamente em eventual ação judicial.

 

Fale com nossos especialistas e saiba mais sobre assessoria jurídica para pequenas empresas.

Gostou deste artigo? Assine nossa newsletter ou entre em contato com nossa equipa para saber mais sobre o assunto.